{foto Lê Buzato}

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

**SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA...**


*******


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


******

Vamos partilhar de uma super dica. Muito embora não tenha haver com festas ou comemorações uma história bem contada é mais que uma celebração pois enche os olhos e o coração de quem a está ouvindo, com magia e encantamento através do imaginário.
Isso me faz lembrar uma pessoinha linda chamada Safiri.



Safiri foi minha aluninha em 2009, a quem eu tenho o maior orgulho e a maior admiração. O nome dela é de princesa, mas confesso hoje que, a conhecendo como eu a conheço, ela poderia se chamar Maria, Ana, Claudia, Josefa...qualquer que fosse seu nome, não iria alterar sua alma. Alma de princesa...

Nunca ouvi uma pessoa contar histórias com tamanho charme, precisão e uma riqueza de detalhes que impressiona. E o que mais encanta é o fato dela ser apenas uma menininha de 8 anos! Suas histórias são recheadas de ternura e magia, doçura e viagem...

A mãe dela, também contadora nata de histórias, foi quem introduziu a Safiri nesse mundo de fantasias.

Dizem que "filho de peixinho, peixinho é" e Camila minha amiga querida e mãe da nossa princesa também envolve e faz "viajar" quem a ouve, mas nada, nada é semelhante ao jeitinho de princesa da Safiri. Desculpe amiga...você é excelente, mas sua pequena já superou.

Dedico este post para minha eterna princesinha. Estou aguardando suas cartinhas viu~*









Saudades...



Ou isto ou aquilo

{Cecília Meireles}


Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.



******



HISTÓRIA DE HOJE:



**A GALINHA XADREZ**


DE ROGÉRIO TREZZA








******


Era uma vez, uma galinha xadrez.

Ela está atrás do bimbo se arrumando.




-Vamos moça, apareça de uma vez!

"Olá! É bom conhecer vocês!"



******


A galinha xadrez é muito trabalhadeira, não gosta de ficar parada.

Mas ela tem três amigos que não gostam de fazer nada.





Este é o Porco Pino, tomando banho de lama.






"FECHEAPORTAOLHAOVENTO!
querqueeufiquedecama??


******



Este é o Pato Barato.






"Tenho muita vergonha, sou bicho do mato."







******



E onde está Rota, o rato?







"Desculpem o fora, fui numa festa no mato"







******


Um dia Dona Galinha achou uma espiga e resolveu:
"Vou fazer um bolo para quem é amigo meu!"







BOLO DE MILHO: QUEM NÃO GOSTA É QUEM NUNCA COMEU!






******


Mas como bolo de milho não é fácil de se fazer,
a galinha procurou seus amigos, já que o bolo todos iam comer.





"-Oi seu Pato, o senhor que está ai parado, não poderia
me dar uma ajuda com as compras de mercado?"






"-Desculpe Dona Galinha, estou muito envergonhado..."



******



A galinha foi pegar a tigela. Para bater o bolo da patota,
queria a ajuda do rato Rota.

"Saí, fui jogar pelota. Rato Rota"





Mas do danado em sombra se nota.



******


Depois do bolo pronto de fato a galinha ainda pediu:




"-Seu Porco, me ajuda a lavar prato?"





"-AGORANUMPOSSO!
estoulavandoosovaco!"


******

"-Que pena, justo o trabalho mais chato..."





*******


E como a galinha não gosta de ficar parada,

fez todo o trabalho sozinha, mas desabou de cansada.






"Tô quebrada..."



******


E na hora que o bolo ficou pronto, vejam vocês,
chegaram todos de uma vez.

"-Que cheiro bom! Que será que a galinha fez?




"-A galinha fez bolo de milho!"

"-Estou vendo."





E sem cerimônia, todos foram comendo.


******

Só quando o bolo terminou é que se percebeu:
a Galinha que fez o bolo foi a única que não comeu.

"_Que encrenca a gente se meteu!"






******

Para reparar o mal-feito, os três fizeram um bolo.





"-Para a amiga do peito!"





******


A Galinha ficou tão contente que sua alegria contagiou toda a gente. E, de feliz que ficou a rapaziada, a turma nunca mais ficou parada.





"-PASSAAENXADA?"

"-Obrigado!"

"-De nada..."




******


**RODA DE CONVERSA**


Este trabalho foi elaborado para apresentação na faculdade através da disciplina "Projetos e Concepções Interdisciplinares" e o utilizei em minha sala de aula para contar para meus alunos.

A experiência foi tão maravilhosa que se eu pudesse (é extremamente trabalhoso elaborar um livro desses, embora não pareça) faria diversos livros para contar histórias dessa forma pois, sinceramente não gosto de livros minúsculos, perde-se muito tempo mostrando as figuras para as crianças. Mesmo dando oportunidade das crianças estarem com o livro após a roda de conversa, não é a mesma coisa, o impacto é muito diferente mostrando-as através do livrão enquanto a história é contada.

É importante que o professor tenha conhecimento da história antes dela ser contada, anote as principais características a ser trabalhadas na roda de conversa e se não utilize de sinônimos durante o conto, pois a criança pode entender do que se trata num contexto geral, o que favorece o aprendizado e aumenta seu vocabulário. Durante a contação de histórias, evite intervenções e sim abra espaço para os comentários na roda de conversa, de preferência folheando o livro lido, página a página para que a criança possa estabelecer relação.

Ao término do livro o professor deve indagar o que significa determinada palavra, o que os alunos acharam, enfim, fazer uma breve reflexão sobre o texto, sem deixar transparecer que ali está havendo um aprendizado, pois a leitura deve existir por prazer e não por obrigação. Deve ser algo leve e sucinto.

No caso desse livro, além de estar escrito na parte da frente para as crianças lerem, todo o texto também foi colocado atrás de modo que quem está fazendo a leitura não se perca e não tenha que ficar virando a folha para ler. Uma boa estratégia para contação de histórias.

Espero que gostem...
Boas histórias para vocês!!
Abraço,








Syy Olivier

4 comentários:

  1. Essa professorinha é minha inspiração. Sempre tão dedicada, criativa e interessada... Espero um dia ser tão especial quanto a Sy!!!! Minha professora Peb 1 preferida ....kkkk... afinal, sou a pebinha...kkk

    ResponderExcluir
  2. Fer sua PEBINHA às escondidas!!!!
    Você é que é muito especial mesmo minha amiguinha querida..............



    Obrigada pelas palavrinhas coloridas~*

    ResponderExcluir
  3. SEM PALAVRAS! ALIÁS... UMINHA: MARAVILHOSA!!!!
    TAMBÉM SOU PROFESSORA E CONTADORA DE HISTÓRIA :D COMO DIRIA RUBEM ALVES: PASTORA DA ALEGRIA.PARABÉNS PELO TRABALHO! LIIIIINDO!

    ResponderExcluir
  4. Professora, seu trabalho é maravilhoso....que bom que ainda existem educadores apaixonados pela profissão...Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir